Notícias
publicado em: 13/01/2018
A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil realizará a 5ª edição das Missões Franciscanas da Juventude em Agudos e Bauru

De 17 a 21 de janeiro de 2018 ocorre em nossa Diocese, nas cidades de Bauru e Agudos, a 5ª Edição das Missões Franciscanas da Juventude e contará com aproximadamente 600 jovens, 25 frades e 9 irmãs, vindos de vários Estados do Brasil onde a Provincía Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, da Ordem dos Frades Menores (RS, SC, PR, SP, ES, MG, GO, MS e BA).

Para que essa Missão ocorra, foi criada uma comissão central contendo representantes das cinco Paróquias que estão envolvidas, sendo 4 Franciscanas e 1 Diocesana. São elas: Santo Antônio e São Paulo Apóstolo (Agudos), Santo Antônio, Santa Clara e Nossa Senhora da Assunção (Bauru). Durante toda a preparação e execução das Missões uma grande família se formou para que esta 5ª Edição das Missões entre para história das Missões Franciscanas da Juventude e da Diocese de Bauru.

Além das Paróquias acima citadas, também estão nos apoiando como parceiros, três comunidades de assentamento do MST, uma clínica de reabilitação de dependentes químicos, uma aldeia indígena e mais um projeto social para crianças em situação de vulnerabilidade social, além do Seminário Santo Antônio, que não está medindo esforços para bem acolher a essa verdadeira multidão de jovens.

Pequeno histórico das Missões Franciscanas da Juventude

A Missão Franciscana da Juventude é um evento promovido pelo Serviço de Animação Vocacional da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, da Ordem dos Frades Menores, em parceria com Paróquias e grupos de jovens ligados ao carisma franciscano e é destinada prioritariamente a jovens de até 30 anos. Mesmo sendo um evento confessional, a Missão não se restringe às pessoas diretamente ligadas à Fé Católica, pois é aberta indistintamente a todos.

Realizada uma vez por ano, sempre em janeiro, a Missão acontece em uma das cidades onde se encontram paróquias ou fraternidades franciscanas. Até agora foram realizadas 4 edições, a saber: 

2014 - Ituporanga  - SC (participaram 90  jovens)

2015 - Concórdia    - SC (participaram 215 jovens)

2016 - Chopinzinho - SC (participaram 330 jovens)

2017 - Curitiba        - PR (participaram 500 jovens)

O objetivo deste evento é proporcionar aos jovens dias de encontro, reflexão, partilha, formação, oração e espiritualidade, baseados no carisma franciscano, bem como propor uma experiênica concreta de missão a ser desenvolvida de acordo com a demanda da cidade.

Assim, com o intuito de valorizar o protagonismo juvenil, os participantes são divididos em pequenos grupos para realizarem trabalhos voluntários, viusitas às famílias, enfermos, hospitais, presídios, prostíbulos e etc. Também ajudam na construção e recuperação de escolas e capelas, platio de mudas de árvores e cuidado com a natureza e a casa comum.