Material Formativo
Adoração Eucarística para Semana Nacional da Família

 Semana Nacional da Família – 9 a 15/8/2015

Adoração Eucarística

1-Acolhida: Amadas famílias, família de Deus, este é um momento especial, estamos reunidos na Casa do Pai, lugar onde nos encontramos com o Amor de Deus, vivenciamos a fé e experimentamos as bênçãos e graças Divinas. Rezaremos como família, em família e pelas famílias, nesta hora de adoração ao Santíssimo Sacramento. Nesta noite, tão significativa na vivência da Semana Nacional da Família, que neste ano propõe para nossa reflexão, um tema em sintonia com o tema do Encontro Mundial das Famílias,com o Papa em setembro na Filadélfia: “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”. Noite alegre e especial, pois fazemos unidade e comunhão, com todas as paróquias da Sub-Região de Botucatu. Neste espírito de alegria, de família, invoquemos a Santíssima Trindade cantando: Em nome do Pai... 

2-Exposição do Santíssimo – Canto: Glória a Jesus na Hóstia Santa, que se consagra sobre o altar e aos nossos olhos se levanta para o Brasil abençoar. Que o Santo Sacramento, que é o próprio Cristo Jesus,
Seja adorado e seja amado nesta terra de Santa Cruz. Glória a Jesus, prisioneiro do nosso amor, a esperar. Lá no Sacrário, o dia inteiro, que o vamos todos procurar.  Glória a Jesus, Deus escondido, que vindo a nós na comunhão, purificado, enriquecido, deixa-nos sempre o coração.
 

*Graças e louvores sejam dados a todo o momento. (3 vezes)

D- Senhor Jesus, como é bom estarmos aqui diante de Ti. Tua presença entre nós, no Santíssimo Sacramento, é fonte de paz,amor, alegria e esperança. Nossas famílias se reúnem neste lugar sagrado, para rendermos a Ti, nosso Deus, Senhor e Salvador, nosso louvor, adoração, súplica e ação de graças por todos os dons que de Ti recebemos. Neste momento de adoração queremos entregar-te as nossas famílias e tudo o que é nosso: nossa casa e seus moradores, nossos bens, nosso trabalho, nossas lutas e dificuldades, nossas alegrias e esperanças! Tudo Te entregamos, confiando em Teu amor e em Tua misericórdia. Vamos olhar para Jesus, e silenciosamente e colocar no Coração Eucarístico de Jesus nossa família, nossa vida.( um tempo...)

Canto: Podes reinar: Senhor, eu sei que é Teu este lugar, todos querem te adorar, toma Tu a direção. Sim o vem o Santo Espírito os espaços preencher, reverência a Tua voz vamos fazer. Podes reinar, Senhor Jesus, oh sim. O Teu poder teu povo sentirá. Que bom Senhor, saber que estás presente aqui. Reina Senhor neste lugar. Visita cada irmão, oh meu Senhor, dá-lhe paz interior e razões pra te louvar. Desfaz todas as tristezas,incertezas, desamor,glorifica o teu nome,oh meu Senhor

3-Momento de Perdão: 

D - Senhor Jesus, teu cuidado e preocupação pelas famílias, em geral, e para cada família em particular nos levam a refletir que muitas vezes nós faltamos, não apenas com relação a Ti, mas também às nossas famílias. E por isso, neste momento queremos pedir-te perdão:

* (feito por um casal e um filho, alternando marido e mulher e a nº 5 feita pelo filho/a, após cada pedido cantar: Piedade Senhor,tende piedade Senhor,meu pecado vem lavar com Teu amor.) 

1-Por todas as vezes que não valorizamos Tua presença em nossa família, esquecendo que Tu queres estar sempre presente em nosso meio:

 

2- Por todas as vezes que não soubemos viver o amor, o perdão, a misericórdia e a compreensão em nossos lares;

 

3- Por todas as vezes que deixamos a televisão, os bens de consumo e os prazeres nos ditarem suas normas e não oferecemos à nossa família o tempo e a dedicação de que ela necessita;

 

4- Por todas as vezes que nós, pais e mães, não soubemos nos amar, respeitar e transmitir segurança e compreensão aos nossos filhos;

 

5- Por todas as vezes que nós, filhos, não soubemos compreender nossos pais, ser gratos pelas dádivas que nos presenteiam e não reconhecemos seu esforço em nos ajudar;

 

6- Por todas as vezes que o amor não venceu as dificuldades e a fidelidade não foi vivida e pelas vezes que rejeitamos o dom da vida em nossas famílias;

 

7- Num momento de silêncio, façamos nosso pedido pessoal de perdão!

 

Canto : Eu quisera, Jesus adorado, Teu sacrário de amor rodear.De almas puras, florinhas mimosas, Perfumando teu Santo Altar. Refrão: O desejo de ver-te adorado, Tanto invade o meu coração. Que eu quisera estar noite e dia, A teus pés em humilde oração.Pelas almas, as mais pecadoras, Eu te peço, Jesus, o perdão; Dá-lhes todo o amor e carinho, Todo o afeto do teu coração.Refrão...Pelas almas que não te conhecem eu quisera Jesus só Te amar.E daqueles que de Ti se esquecem as loucuras também reparar!Refrão... E se um dia, meu Jesus amado, meu desejo se realizar, hei de amar-te por todos aqueles, que, Jesus, não Te querem amar. 

4- Falando com Deus em família:

*Um Pai: Deus Pai, hoje quero te falar como pai e por todos os pais. Pai ajuda-nos, na missão de ser pai, quando pesam as preocupações pessoais e os problemas da profissão, que eu possa dar à minha família o bem-estar  e a tranqüilidade. Ajuda-nos, Senhor, para que, fortalecidos com Tua graça, possamos realizar aquilo que planejastes para nós. Que sejamos abertos para ouvir, humildes para propor, sábios para decidir e co- responsáveis para realizar. Ajuda-nos, Senhor, na missão de ser pai, para que saiba mos descobrir os valores de nossa esposa e os talentos de meus filhos  e os ajudar a desenvolvê-los. Que saibamos corrigir com amor, sem destruir nem humilhar. Ajuda-nos, Senhor, na missão de ser pai, para que possamos defender a dignidade do nosso lar contra a imoralidade e a permissividade, vivendo o amor com fidelidade e construindo a união que faz o lar feliz. Ajuda-nos, Senhor, na  missão de ser pai, para que possamos ser sempre um testemunho de fé, que em Deus, tenhamos coragem nas dificuldades, paciência nas provações e esperança na dor e que pelo nosso apostolado familiar, ajudemos outras famílias a serem mais  felizes. Finalmente, ajuda-nos, Senhor, na missão de ser pai, para creiamos firmemente que a grandeza da paternidade, assim vivida, não termina nem mesmo com a morte, porque os seus frutos são eternos. Nesta noite Senhor, Te agradecemos, por nos ter confiado tão grandiosa missão. E te pedimos que nos fortaleça, por Teu Santo Espírito, para que a exemplo de São José,possamos ser dedicados no amor e na fidelidade, ao Senhor e a nossa família. Amém.

Todos: Pai Nosso que estais no céu...  (3 vezes)

* Uma Mãe: Senhor, meu Deus, Eis-me aqui, em tua presença para agradecer-te por mim e por todas as mães, pelo dom da maternidade. É uma graça imensa, que nem sempre conseguimos compreender totalmente a grandeza desta missão. Hoje por todas as mães, curvo-me, reverente, sob esse mistério, como fez Maria, a Mãe das mães. Com Tuas graças, tentamos viver esta missão à qual nos chamaste. Agradecemos-Te, ó bom Pai, pelas alegrias que nossos filhos semeiam em nosso viver, e pela coragem que tens nos dado para enfrentar os momentos difíceis: as incompreensões, as rebeldias, a doença, as provocações, em outras palavras, obrigada pelas cruzes que, com tua força, podemos assumir e abraçar. Elas engrandeceram nossa fé, e nos faz compreender que ter problemas na vida não significa ter vida infeliz; que é possível vencer muitas batalhas, pondo os joelhos no chão e a vida em tuas mãos. Abençoa Senhor, nosso esposo, o pai dos meus filhos. Obrigada Senhor pela nossa família, ela completa nossa existência.  Permita-nos juntos buscarmos harmonizar nossas diferenças, para construirmos dia-a-dia, nosso lar, nossas vidas. E inspira-nos ser mãe segundo o Teu Sagrado coração e o Imaculado coração de Maria. Amém.

 

Todos: Ave-Maria cheia de graça... (3 vezes)


*Um filho/a pelos pais: Deus Pai de todos nós, hoje quero te falar dos pais aqui da terra, do meu pai e de todos os pais. O Senhor sabe o quanto a figura do pai, presente e comprometido, edifica essa pequena Igreja, a família. Por isto nesta noite, como Te pedimos sabedoria e luz aos pais, para que sejam alicerces firmes. Que saibam oferecer a nós, seus filhos, momentos de diálogo, de escuta, de orientação e de oração. Que eles possam nos encaminhar com bondade e firmeza pelos caminhos da simplicidade, da salvação e da santidade. Não permita Senhor que eles se distanciem de nós, pela ausência, pelo silêncio, por falta de tempo ou ilusões do mundo.Senhor cuida dos pais,para que fortalecidos na fé,sejam cuidadosos na missão que lhes foi confiada. Obrigado, Senhor, por ser nosso Pai e por todos os pais.

 

Todos: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo... (3 vezes)

 

*Um filho/pelas mães: Pai Querido, sendo Deus, quis mostrar entre nós Tua face materna, por isso criaste todas as mães. Ó Senhor que sublime graça derramou sobre a terra, presenteando seu Filho e a todos nós filhos com uma Mãe. Toma conta de nossas mães, que elas cresçam com Teu amor e com Tua graça e assim possam cumprir esta missão divina que é a maternidade: o dom de gerar, amar, acolher, proteger e promover a vida. Que a presença da mãe,crie em cada lar,um ambiente familiar acolhedor,bondoso e de respeito á vida.Bendito seja Senhor Deus pelas mães,que são o reflexo do Teu amor e da Tua ternura.Senhor abençoa todas as mães com a Tua graça,para que sejam cada vez mais sinal concreto e visível do Teu Amor,da Tua ternura, da Tua bondade e presença entre nós.Amém,!

 

Todos: Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! (3 vezes)

 

 

5- Em família, rezemos a Oração para o Encontro Mundial das famílias com o Papa – Filadélfia

D- Deus e Pai de todos nós, em Jesus, vosso Filho e Senhor Nosso, Vós nos fizestes filhos e filhas da Igreja.Que a vossa graça e amor ajudem nossas famílias em todos os lugares do mundo a permanecerem unidas na fidelidade ao Evangelho. Que o exemplo da Sagrada Família, com o auxílio do vosso Espírito Santo,guie todas as famílias,especialmente as mais atribuladas,para que sejam lares de comunhão e oração. E sempre vivam o amor. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém! Jesus, Maria e José, rogai por nós!

Todos: Pai-Nosso....Ave-Maria... e  Gloria ao Pai...

Canto: Oração da família ou o refrão: Abençoa Senhor as famílias Amém / Abençoa Senhor a minha também. 

 

6- Com Maria, amando Jesus:

D- Querida Mãe, sabemos que está conosco, nesta noite que aqui nos reunimos para adorar e louvar Deus, porque nenhuma mãe amou mais um filho, do que a Senhora amou Jesus e nosso coração se alegra e agradece, sua presença, seu amor e seu cuidado maternal, por cada um de nós seus filhos. Mãe, hoje queremos com você, repetir o seu Magnificat, o seu hino de louvor, quando cantou que Deus olhou para a simplicidade de sua serva e nela realizou maravilhas. Sim Ele é o Senhor, o Santo, o Poderoso que realiza sempre maravilhas nos corações pequenos. Mãe ajuda-nos como família, a ficarmos atentos e acolhermos a vontade do Senhor, como a Senhora fez.  Mãe ajuda-nos a deixar Deus agir em nossa vida, em nossa família. Mãe queremos te imitar e nos entregarmos por inteiro a Deus, com a Senhora. Mãe amada, por causa dessa sua obediência, entrega total e por ter gerado o Salvador do mundo, a Senhora foi a primeira criatura a receber de seu Filho Jesus, a vida eterna em plenitude, em corpo e alma, que é a sua Assunção ao céu. Solenidade que celebramos nesta semana e que é a festa da vida em plenitude. Sabe Mãe,muitas vezes o mundo quer que acreditemos que não há coisa melhor que a vida terrena,mas ao contemplarmos sua glória,nos enchemos de alegria,renovamos nossa fé, nossa certeza na ressurreição Por isto hoje Mãe, queremos com a tua ajuda, inspirados pelo teu sim, renovar o nosso sim a Deus, cantando...

Canto: Quero dizer meu sim como tu, Maria. / Como tu um dia. Como tu, Maria. Quero louvar a Deus... / Quero amar Jesus... / Quero me entregar.../ Quero seguir Jesus...

 

D- Saudemos Nossa Senhora:

Todos: Salve Rainha, Mãe de misericórdia...

                                                                                                                     

7- Benção do Santíssimo

Canto: Tão Sublime