Notícias
publicado em: 28/06/2019
BODAS DE DIAMANTE SACERDOTAL DE PE. DARCY DE ALMEIDA PINTO

Padre Darcy de Almeida Pinto nasceu na cidade de Itapetininga em 11 de dezembro de 1931, filho de Innocencio Antonio Pinto e Maria de Almeida Pinto. Até os 10 anos de idade viveu com sua família na Fazenda Palmeiras, onde ajudava a família no trabalho na lavoura.

Em Itapetininga viveu sua vida religiosa sendo coroinha e membro da Congregação Mariana. No primeiro ano ginasial descobre sua vocação sacerdotal, sendo aceito no Seminário Menor de Botucatu, onde cursou da segunda a quinta série do curso ginasial. Logo após ,mudou-se para o Seminário Central Imaculada Conceição do Ipiranga, em São Paulo, onde cursou Filosofia e Teologia.

Em 28 de junho de 1959, há sessenta anos, portanto, recebe a ordenação sacerdotal na Matriz Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga. Em seu sacerdócio atuou como disciplinário no Seminário de Botucatu, durante seis meses. Depois, foi auxiliar na Paróquia Divino Espírito Santo, em Bauru, por um ano, e na Paróquia São Sebastião de Pederneiras, por dois anos, junto com o Monsenhor Montezuma. Foi Vigário na Paróquia Divino Espírito Santo, por mais um ano; e na Paróquia São Sebastião de Pederneiras, por mais quinze anos; e pároco na Paróquia Santa Rita de Cássia em Bauru, por dois anos. Por mais cinco anos foi pároco na Catedral do Divino Espírito Santo, e, depois, permaneceu por vinte anos como pároco da Paróquia do Senhor Bom Jesus, em Bauru.

Além disso colaborou com nossa Igreja particular de Bauru, como Vigário Geral por vinte anos, coordenador diocesano de pastoral por vinte e dois anos; responsável pelo Boletim Diocesano, ao longo de dezoito anos. Por mais de quatro décadas foi membro do Conselho Presbiteral Diocesano e do Conselho de Consultores. Atuou também no Cursilho de Cristandade, Equipes de Nossa Senhora, Escalada, Peregrinação de Leigos Cristãos, o PLC, Peregrinação de Jovens Cristãos, o PJC, estes últimos marcando decisivamente a vida cristã de muitos que atuam hoje na Igreja de Pederneiras.

Depois de tantas atividades, em 2002 tornou-se pároco emérito, colaborando desde então na Capela Nossa Senhora Aparecida e Santana de nossa Paróquia, no bairro do Paturis, e escrevendo diversos livros que colaboram com a formação humana e da fé dos cristãos católicos.

Por tantos anos de vida entregue a evangelização e a santificação do povo de Deus, pelos inúmeros frutos gerados na vida de nossa Diocese de Bauru, e por sua presença em nossa Paróquia, é que hoje queremos render graças ao Senhor, que concedeu ao Padre Darcy tão profícuo sacerdócio. Participe conosco da Eucaristia, nesta sexta-feira, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, às 19h30, na Matriz de São Judas Tadeu de Pederneiras.

Fonte: Página do Faebook da Paróquia São Judas Tadeu em Pederneiras.