Reportagens Diocesanas
publicado em: 22/06/2019
CORAÇÃO SANTO - POR DOM RUBENS SEVILHA, OCD

Senhor Jesus, o meu coração não é parecido com o teu. Não sou manso e humilde. Meu coração, às vezes, é tentado pelo desânimo, pelo medo, pela covardia diante dos desafios da vida. Coração forte de Deus, fortalece-me, e dá-me coragem para continuar a minha luta.

Coração de Deus e coração de homem, torna o meu coração mais humano, ajuda-me a arrancar as pedras pontiagudas do rancor, do ressentimento, da raiva. Torna Senhor, o meu coração mais propenso ao perdão, aos sentimentos de misericórdia e bondade. Grande coração de Deus, alarga o meu coração tão estreito, tão mesquinho, tão pequeno de amor. Dilata, Senhor, o meu coração com a tua presença amorosa e aumenta a minha capacidade de amar.

Doce coração de Deus, dulcifica o meu coração amargo diante dos males do mundo. Não permitas, Senhor, que a violência, as guerras, o desrespeito pelo ser humano, as injustiças tornem o meu coração amargo. Doce coração de Jesus, destila o mel da esperança na minha alma, para que eu seja sinal do teu amor. Livra, Senhor, o meu coração do fel do pessimismo, purifica o olhar da minha alma para que eu possa ver as tuas maravilhas e a porção de bondade que tu derramaste nas pessoas ao meu redor.

Coração alegre de Jesus, embriagado de amor por nós; coração festeiro que alegra os teus irmãos nas bodas de Caná, enchendo de bom vinho: as talhas, os estômagos e os corações. Vinho santo distribuído em outras festas: a santa ceia de despedida na véspera da tua Paixão, na festa da Eucaristia. Vinho forte, com cor e gosto de sangue, sabores de dor e amor. Sangue de Cristo, inebria-me. Vinho de Cristo, alegra-me o coração na festa da vida até que chegue o grande banquete da eternidade, a festa sem fim.

Coração de Jesus, fornalha ardente de amor, toca e queima o coração ferido do mundo. O mal está empedrando o coração da humanidade. Falta amor, Senhor, falta solidariedade, honestidade. Estamos mais preocupados com a pele e a carne do que com o coração. Coração de Jesus, coração de homem, faz com que reencontremos os caminhos do coração e, percorrendo a estrada do amor, te encontremos, Deus de amor.

Coração pacífico de Deus, torna-nos mensageiros da paz, da tua paz. Pacifica, Senhor, o meu interior, fazendo calar as muitas vozes contrastantes que gritam nos meus pensamentos, nos meus sentimentos, nos meus vazios interiores. Que o teu silêncio, Senhor Jesus, silêncio pleno de amor, paciência e perdão, me ensine a silenciar o meu ego, arrogante e estúpido e, no teu silêncio amoroso e humilde, encontre o meu coração a tua paz. Ordena, Senhor, que as vozes loucas se calem e, no teu silêncio, ficarei adormecido como a criança nos braços do Pai.

Coração forte, fortalece a minha alma tão medrosa e frágil. Nos meus medos e ansiedades permite, Jesus, que eu encoste a minha alma sobre o teu coração, pois sei que me basta o teu amor dando-me forças para continuar a luta da minha vida. Coração de Deus, ensina-me a amar, pois minha capacidade de amor é muito pequena e, sozinho, eu não consigo amar de verdade a nada e a ninguém. Senhor, já que eu não tenho capacidade para amar, por favor, te peço, coloca o teu amor no meu coração e o faça transbordar. Ame a humanidade através de mim.

Sagrado Coração de Jesus, fornalha ardente de amor, faz o nosso coração semelhante ao teu! Amém.

Dom Rubens Sevilha, OCD.

Bauru, 23 de junho de 2019.