Notícias
publicado em: 28/06/2019
Dia de Oração pela Santificação do Clero 2019
A incredulidade de São Tomé - quadro de Caravaggio

Desde de 1995, por sugestão da Congregação do Clero ao Papa São João Paulo II, que estendeu a Jornada de Oração pela Santificação do Clero à Igreja Universal, anualmente, no dia do Sagrado Coração de Jesus, todos dedicam seu dia para orar pela santificação do clero - diáconos, padres e bispos.

Neste ano de 2019, a solenidade do Sagrado Coração aconteceu no dia 28 de junho. O clero reuniu-se para este dia de oração no Santuário do Sagrado Coração de Jesus. Irmão Domingos Fuentes, SM, conduziu o primeiro momento de reflexão sobre o caminho da santidade, partilhando com os diáconos, padres e bispos presentes, a experiência do caminho de fé em Minas Gerais e impressões sobre o tema da santidade.

Partindo da imagem de Cristo Crucificado ladeado por Maria e o discípulo amado, envolveu todos os presentes para uma além da reflexão, mas para um clima de revisão da caminhada por vias da santidade. Partindo do discipulado que se aproxima do Senhor, tendo como imagem a experiência de São Tomé que tocou o Senhor não somente em sua glória, mas especialmente as suas feridas, o despertar à santidade consiste em acolher as próprias feridas, e as feridas e os sofrimentos dos irmãos - o entregar-se cotidiano ao mistério do ministério sacerdotal como presença mesmo ferido, que se abastece na vida voltada a oração. Destaca-se também Cristo em sua entrega e a vivência e convivência dos sacerdotes junto ao povo com contínua caminhada para a santidade. No final refletiu sobre pontos que o Papa Francisco salienta na santidade na carta apostólica Gaudete et exsultate e a presença de Maria no caminhar da vocação sacerdotal.

Após foi realizada a Hora Santa conduzida por Dom Rubens Sevilha, OCD encerrando o final das atividades pela manhã. A noite foi celebrada a missa pela Solenidade do Sagrado Coração de Jesus no Santuário e encerrando o dia de oração pela santificação do clero.