Artigos

Dia Nacional do Cristão Leigo e Leiga

No dia 23 de novembro, término do ano litúrgico, a Igreja Católica comemora a "Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo" e junto com ela a cada ano, o dia nacional dos cristãos leigos e leigas.

Até a década de sessenta do século passado, nesta solenidade, a ação católica promovia a festa dos leigos com confraternizações, encontros, celebrações e principalmente a renovação das promessas batismais.

A comemoração tem por objetivo, confirmar o compromisso de leigos e leigas em contribuir com a implantação do projeto de Jesus Cristo denominado "Reino de Deus". Os leigos comprometidos com esse projeto devem atuar na sociedade em suas mais diversas instâncias e ambientes testemunhando e modificando as realidades atuais, procurando aproximá-las do modelo de sociedade que Jesus propôs e que defendeu até o final, inclusive com a própria vida.

Quando o mundo diz guerra, deveríamos agir para reforçar a cultura da paz. Quando o "EU" tentar prevalecer, lembramos que o coletivo é maior. Quando a lógica é da acumulação, testemunhamos que a partilha conduz para a justiça. Quando o ódio e  vingança mostram sua face agimos com amor e perdão.

Embora o Brasil seja considerado um País cristão, não é difícil perceber que o projeto do "Reino de Deus" está longe de prevalecer.

Reconhecer e comemorar Jesus Cristo Rei do Universo passa pelo compromisso de ser agente ativo para implantação do seu projeto de sociedade, tão bem documentado nos evangelhos.

Renovemos, pois nesta data, nossos compromissos e assumamos com intensidade nossas responsabilidades,  com Jesus e com o Reino de Deus.

Conselho Nacional do Laicato do Brasil -  Diocesano de Bauru

CNLB - DB