Bispos Anteriores: Dom Aloysio José Leal Penna

Dom Aloysio José Leal Penna nasceu em 7 de fevereiro de 1933 na cidade de Piquete (SP). Religioso jesuíta, foi ordenado sacerdote em 21 de dezembro de 1963 e bispo no dia 22 de julho de 1984. Esteve à frente da Diocese de Paulo Afonso (BA) por dois anos e foi transferido para Diocese de Bauru como bispo coadjutor em 10 de abril de 1988, ao lado de Dom Cândido Padin, durante dois anos. No dia 4 de setembro de 1990 foi nomeado o 3º bispo diocesano de Bauru, função que exerceu até agosto do ano 2000. Em 27 de agosto de 2000 tomou posse como arcebispo de Botucatu. Sua renúncia se deu 19 de novembro de 2008, por ter completado 75 anos, idade limite para o exercício do episcopado.

Em Bauru, Dom Aloysio reabriu o seminário diocesano e trabalhou muito pelas vocações sacerdotais, ordenando ao menos 14 presbíteros que ainda atuam na Diocese. “Se há uma coisa que devemos deixar sólida para uma diocese são os futuros padres”, disse em entrevista no ano de 2004, quando a Diocese de Bauru comemorava os 40 anos de sua criação.

No plano pastoral, Dom Aloysio esteve à frente do Procompar (Projeto Comunhão e Participação) que, com o apoio da Universidade Sagrado Coração (USC) e outras instituições, fez um diagnóstico da Diocese de Bauru e de suas principais necessidades. A pesquisa ouviu 36 mil pessoas de todos os segmentos sociais e produziu 1 milhão de dados. O resultado foi o 6º Plano Diocesano de Pastoral, que destacava como prioridade, entre outros pontos, a juventude e a ação social.

O bispo também valorizou a participação dos leigos e a marcante presença das universidades na Diocese, criando a Paróquia Universitária do Sagrado Coração de Jesus em 1991. Nos 10 anos em que governou a Diocese de Bauru, Dom Aloysio criou 14 novas paróquias, do total de 41 existentes hoje.

Enquanto bispo diocesano de Bauru, teve forte atuação na CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil): coordenou nacionalmente as Pastorais da Família, da Educação e da Juventude; foi presidente do Conselho Nacional da Pastoral da Criança e um dos fundadores da Pastoral da Pessoa Idosa.
Ainda nas comemorações dos 40 anos da Diocese de Bauru em 2004, Dom Aloysio pediu ao povo que se sinta co-responsável pela Igreja. “Os leigos têm muitas iniciativas boas no campo profissional e devem ter o mesmo espírito de colaboração, criatividade e iniciativa com as coisas da Igreja, para que nós possamos atingir toda a comunidade numa dimensão missionária”.

Dom Aloysio José Leal Penna faleceu no dia 19 de junho de 2012 no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte (MG), em decorrência de falência múltipla de órgãos. Ele foi sepultado no Cemitério São João Batista (RJ), no jazigo da Companhia de Jesus.

Veja reportagem completa com depoimentos sobre Dom Aloysio: http://www.bispadobauru.org.br/nova/materias.php?news_id=722&acao=ler

Bispos Anteriores
Dom Vicente Ângelo Marchetti Zioni
Dom Cândido Padin
Dom Luiz Antonio Guedes