Formação Litúrgica
Formação litúrgica em mutirão

FORMAÇÃO LITÚRGICA EM MUTIRÃO

A formação litúrgica do Povo de Deus permanece sendo o grande desafio para as equipes de liturgia e para a pastoral paroquial e diocesana na comemoração dos 40 anos da realização do Concílio Ecumênico Vaticano II.

Muitos cursos de formação litúrgica têm se realizado no Brasil em resposta a este desafio. Mas a sede de formação vem crescendo nas comunidades e nem todos têm condições de participar de encontros de estudo sobre o sentido e alcance da celebração cristã na vida dos cristãos e da Igreja.

A Comissão Episcopal para a Liturgia, com a ajuda de um grupo de liturgistas, em parceria com a Revista de Liturgia e a Rede Celebra, a partir do mês de setembro de 2004, pretende oferecer, via Internet, semanalmente, pequenos artigos, de uma a duas páginas, com a intenção de ajudar equipes de liturgia, catequistas, agentes de pastoral, grupos de jovens, grupos de oração, presbíteros, casas de formação etc... na formação e atualização litúrgicas.

Quando, onde e como encontrar esses artigos?

Até a Páscoa de 2006, todas as segundas-feiras, será disponibilizado no site na CNBB ( www.cnbb.org.br ) na página de liturgia um pequeno artigo sobre liturgia. O mesmo artigo será enviado a todas as dioceses, às rádios e aos jornais de inspiração católica e às instituições de formação teológica e pastoral, bem como a centenas de pessoas espalhadas pelo território nacional, cujos cadastros eletrônicos possuímos.

Outras alternativas de divulgação:

•  nos boletins paroquiais e de movimentos leigos
•  nos programas de rádio e tv
•  nos cursos de formação de leigos
•  nas comunidades no final das celebrações
•  nos colégios católicos e nas aulas de catequese
•  reenvio do texto para os E-Mails de amigos e conhecidos etc.

Os artigos com temas de liturgia são de distribuição gratuita, podendo ser reproduzidos sem nenhum custo, uma vez que os seus autores cederam seus direitos autorais e permitiram a sua publicação dentro do Projeto Formação Litúrgica em Mutirão. Colocam-se, contudo algumas exigências:

A publicação ou reprodução integral do artigo, com a citação da fonte e autor.

O desejo da Comissão é que os textos para a formação litúrgica cheguem às comunidades e paróquias de todo o Brasil e sejam partilhados por todos os que celebram o Mistério Pascal de Cristo, acontecendo na caminhada do Povo de Deus.

Sugestões para o estudo dos textos sobre Formação Litúrgica em Mutirão.

Os textos sobre Formação Litúrgica podem ser lidos individualmente.

Contudo, a partir da natureza da liturgia e da dimensão comunitária da celebração, é sumamente aconselhável que o estudo seja feito em equipe ou em grupo, envolvendo a participação e contribuição de todos na reflexão.

Possível itinerário:

•  acolhida e criação de clima
•  momento de oração (salmo, evangelho, ofício divino, pai-nosso...)
•  leitura atenta do texto (duas a três vezes)
•  resposta às perguntas formuladas no final do texto
•  estratégia para partilhar com os amigos e a comunidade o estudo realizado.
•  oração de encerramento.

FORMAÇÃO LITÚRGICA EM MUTIRÃO
A SERVIÇO DO PROJETO NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO

Com o Projeto Nacional de Evangelização somos desafiados a viver intensamente o Mistério Pascal de Cristo, celebrado na santa liturgia.

Todos os setores de pastoral, movimentos leigos, entidades, comissões e organizações pastorais estão comprometidos com a divulgação e a concretização do Projeto Queremos ver Jesus – Caminho, Verdade e Vida.

A liturgia é a vida da Igreja. Ela nos faz experimentar e vivenciar o amor de Deus Pai, revelado por Jesus Cristo, alimentado pela ação do Espírito Santo e cultivado na comunidade.

A liturgia é momento alto e significativo na caminhada das comunidades e dos cristãos. Envolve a pessoa. Dá um sentido para a existência e dinamiza a solidariedade e o carinho pelos pobres.

Nem sempre conseguimos celebrar bem o Mistério Pascal de Cristo, acontecendo na história e em nossas vidas. Tantas vezes encontramos celebrações não bem preparadas. Os animadores e as comunidades pedem formação e orientações. Os cursos existentes pelo Brasil não são suficientes para atender este justo pedido.

São milhares de comunidades que se reúnem, semanalmente, para celebrar a Páscoa de Cristo e experimentar na vida a comunhão com o Ressuscitado.

O Projeto de Formação Litúrgica em Mutirão insere-se no trabalho, bonito e abençoado por Deus, das equipes de liturgia e suas comunidades e pretende oferecer subsídios práticos, simples, acessíveis para ajudar na organização e animação das celebrações. A celebração bem preparada e animada é o segredo para o encontro vivo, verdadeiro e pleno com o Cristo. Ele é nosso Caminho. Ele é nossa Vida. Ele é nossa Ressurreição e Salvação. Ele é nosso encontro com o Pai e os irmãos.

Na liturgia vemos e encontramos Jesus Cristo, celebramos a sua morte e ressurreição e nela mergulhamos sempre mais. Com Ele ressuscitamos para a Vida. Na celebração está a fonte da missão e a experiência profunda de adesão e seguimento.

A partir do 6 de setembro, semanalmente, até a páscoa de 2006, será disponibilizado na Internet, no site da CNBB, um artigo sobre liturgia, oferecido gratuitamente. Os pequenos artigos poderão ser utilizados para distribuição e divulgação nos jornais, nas rádios e boletins e mesmo repassados aos amigos e conhecidos por E-Mail. O que se quer é investir na formação litúrgica do Povo de Deus e ajudar no serviço de preparação e animação das celebrações.