Notícias
publicado em: 04/08/2017
Dom Caetano completa 75 anos de vida: Uma jornada plena e fecunda

Dom Frei Caetano Ferrari, OFM, é com alegria que o parabenizamos pelo “Dom de Sua Vida”!

Navegando na sua eminente história, descobrimos que o senhor foi chamado para o sacerdócio ainda jovem. Deus foi operando e a graça aconteceu: em 27 de dezembro de 1970 foi ordenado presbítero. Elevado ao Episcopado no dia 7 de julho de 2002, escolheu como lema “Evangelizar toda criatura” (Mc 16, 15).

No dia 14 de abril de 2009, foi nomeado o 5º Bispo Diocesano de Bauru e sua posse ocorreu no dia 31 de maio.

Como bom franciscano, pertencendo à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, é sensível à criação divina, apaixonado pela humanidade e por tudo que a cerca. Centrado na Espiritualidade do Pai Seráfico, vive a partir da ótica do Santo: estar sempre na sintonia com Deus e com a natureza, que nos faz caminhar com Ele, seguir seus passos, conhecer e considerar Suas Leis, bem como tornar o Evangelho vivo, por meio de nossas ações diárias.

Como pastor, consciente e compromissado, está sempre motivado em promover com o clero e a comunidade católica, sob a luz do Espírito Santo, Padroeiro da Diocese, a consciência de uma fé viva e uma confiança absoluta, para que a generosidade e o amor fecundem o seu Reduto Presbiteral e sua presença paterna edifique a ação formativa e evangelizadora.

Juntos, aprendemos a caminhar como verdadeiros filhos do Pai Celeste. Com seu incentivo e apoio, nos tornamos coesos, perseverantes, num voo livre, rumo ao futuro que se abre para o infinito.

Como pastor ativo, incentiva-nos a vivenciar a cultura do encontro e, pelos meios motivadores, valorizar as homilias e as metodologias pastorais. Através de seus escritos, editados na imprensa local, ensina-nos a sermos, também, mestres da fé e, portanto, anunciar a Boa Nova, que é fonte de esperança para todos nós.

A sua experiência apostólica, no comando de nossa Diocese, tem produzido muitos frutos: promoção da caridade e santidade dos fiéis; união dos presbíteros e diáconos; como pai zeloso, dá testemunho de esperança e fidelidade a Cristo Jesus; potencializa a formação inicial e permanente dos sacerdotes em suas quatro dimensões: humana, espiritual, intelectual e pastoral; apoia a experiência religiosa, profunda e intensa, que leve a uma conversão pessoal e mudança de vida integral e incentiva a vivência comunitária, onde os fiéis sejam acolhidos fraternalmente, e se sintam valorizados, permitindo maior compromisso com as necessidades da Igreja.

Em maio de 2014, ocasião da celebração do Jubileu de Ouro da Diocese, o senhor, de mãos dadas com todo o clero, religiosos, religiosas, comunidade católica e benfeitores, promoveu a grande Festa Jubilar, constituindo um grandioso marco na caminhada da Diocese.

Damos graças pelos seus 75 anos de vida a serem completados no dia 30 do presente mês; 15 anos de ministério episcopal completados no dia 7; 8 anos como Bispo Diocesano de Bauru; pelo seu sim ao chamado e pela sua entrega, exercida com dedicação, entusiasmo e muito amor!                

Sua vocação sacramental é abençoada, sublime, cheia de luz e enobrece a Igreja, pela sua grandeza de celebrar os Mistérios de Cristo!

Que Nossa Senhora o ajude a semear ternura e solidariedade!

Nossa gratidão pela solicitude de nos conduzir com competência e sabedoria!

Finalizamos com um belo e importante conselho de São Francisco de Assis: “Meu irmão, até agora nada fizemos. Vamos começar!”.       

Orminda Machado de Camargo

Paróquia Universitária do Sagrado Coração de Jesus.