Artigos

Os Frutos da Santidade - por Orminda Machado de Camargo

Todos os anos, na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Igreja realiza a Jornada Mundial de Oração pela santificação do clero, pois é um sonho de Deus cultivar a santidade. No dia 12 deste mês, todas as comunidades são convidadas a rezarem pela santificação de seus padres.

A vocação, dom de Deus, é Santa, por isso o Sacerdote deve, também, buscar a santidade. “Esta é a vontade de Deus, a vossa santificação” (1Ts 4,3).

É por meio do horizonte da santificação e do Reino de Deus que o Sacerdote vai ao encontro do seu verdadeiro bem e de sua perfeição, que voa para Ele nas asas da santidade.

A Graça Santificante se caracteriza nos pequenos atos feitos com vontade plena. Nesta premissa o sacerdote deve ter como lema o amor, o contato vital, o compromisso fraterno, cumprindo, assim, a vontade de Deus.

Pela fé nos esforçamos para crescermos em santidade, vencendo o pecado e criando possibilidades de realizaçãodos projetos divinos, na exata medida das necessidades. Maria deu a maior demonstração de fé com o seu SIM. É nessa fé que pedimos a Ela para que nossos Sacerdotes tenham uma inteligência completa e um sentimento vivo, buscando com vigor a santidade do coração.

A unção do Espírito Santo faz parte da nossa espiritualidade. Rezemos para que os nossos sacerdotes a recebam, diariamente, para conduzir o seu rebanho, com alegria, assim estarão em sintonia com as palavras do profeta: “Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com inteligência e sabedoria” (Jr 3, 15).

      Querido sacerdote: Que as pedras colocadas no caminho de seu ministério não sejam intransponíveis para a realização de seus sonhos de padre, pois a fraqueza humana não é um obstáculo para Deus e sim uma faísca que acende um fogo imenso de esperança para colher os preciosos frutos da santidade.                      

Orminda Machado de Camargo - escritora