Notícias
publicado em: 21/02/2019
Quem foi o Padre Alberto Oselin, RCJ.
Padre Alberto Oselin, RCJ - 1935 - 2019
Homenagens ao Pe. Alberto pela manhã do dia 22/02
Jovens da Casa do Garoto recitam uma das músicas compostas pelo Pe. Alberto

Pe. Alberto Oselin nasceu em S. Martino di Venezze, na Itália, no dia 27 de maio de 1935, sendo filho de Attillio Oselin e Luigia Sfrisa Oselin. Ingressou na Congregação Rogacionista em Padova, Itália, aos 27 de novembro de 1952, tendo feito os primeiros votos no dia 30 de setembro de 1956 e a Profissão Perpétua em 29 de setembro de 1961 na cidade de Bauru (chegou ao Brasil em dezembro de 1958). Recebeu a Ordenação Sacerdotal em Padova, aos 6 de julho de 1963.

Pe. Alberto, após a Ordenação, foi designado à cidade de Criciúma - SC, trabalhando no Seminário e nas Obras Socioeducativas Rogacionistas daquela cidade. Entre os anos de 1974 a 1977 trabalhou como pároco, na Paróquia Divino Espírito Santo, em Brasília - DF. De 1977 a 1979 trabalhou em São Paulo - SP. Em 1979 foi designado à Porto Alegre - RS, assumindo a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, permanecendo até 1988, quando os Rogacionistas assumem a Paróquia de Cristo Rei, a mais nova paróquia da Cidade de Gravataí -RS, permanecendo como pároco até seu retorno à Itália em 1990. De 1991 a 1997, foi pároco em Trezzano Sul (Milão) - Paróquia S. Lorenzo Mártir, e vigário na Paróquia Santo Antônio (Roma).

Em 1997 solicitou o retorno à Província São Lucas, sendo prontamente atendido, e nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Bauru - SP, de 1998 até 2007. Em 2008 foi transferido e nomeado pároco da Paróquia Cristo Rei, em Gravataí- RS, permanecendo até o ano de 2015. No início de 2016 retorna a Bauru como Assistente Eclesiástico das Missionárias Rogacionistas e das Famílias Rogacionistas, Orientador Espiritual dos Seminaristas e Conselheiro. Nesta mesma cidade, no ano de 2017, foi nomeado Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Um tanto enérgico, Pe. Alberto nutria duas características que eram o entusiasmo e a alegria em ser pároco, em servir a messe do Senhor dedicando-se incansavelmente ao atendimento dos cristãos leigos através da liturgia e do ministério sacramental.  

Em dezembro de 2017, foi diagnosticado com Linfoma Não Hodgkin (tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada). Desde então, vinha sendo acompanhado com muito carinho e atenção pelos Religiosos da Comunidade Rogacionista de Bauru, pelas duas Cuidadoras contratadas para acompanhá-lo. A Comunidade de Nossa Senhora das Graças e a Igreja em Bauu rezou incessantemente por sua saúde e se despediu de seu eterno e querido pároco que veio a falecer na madrugada do dia 21 de fevereiro de 2019, em Bauru - SP

Homenagens e Celebrações.

Na manhã do dia 21 de fevereiro, junto com os padres Rogacionista Pe. Ângelo e Pe. Mateus, estiveram presentes nas primeiras orações crianças, adolescentes, jovens, professores e funcionários do Colégio Rogacionista e Casa do Garoto, Obras Socioeducativas dos Rogacionistas, onde ocorre o velório - na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças. As crianças da Casa do Garoto prestaram sua homenagem recitando uma das músicas dedicada à São Anibal di Frância, fundador da Ordem dos Rogacionistas, composta pelo Padre Alberto Oselin, RCJ. Também se fizeram presentes fiéis da Paróquia Nossa Senhora das Graças e de outras comunidades paroquiais, religiosos, padres, diáconos e amigos de Padre Alberto. Às 10h30 foi rezado um terço pela comunidade e amigos presentes.

No decorrer do dia foram celebradas missas ao meio dia, às 16 horas e às 19h30 na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças. No dia 22 de fevereiro, às 9 horas será celebrada a missa e exéquias presidida pelo nosso Bispo Diocesano - Dom Rubens Sevilha, OCD. O seu sepultamente ocorrerá às 10h30 no cemitério São Benedito em Bauru, na Capela da Congregação dos Rogacionistas.