Notícias
publicado em: 28/02/2019
Reunião do clero aborda a epidemia de dengue na cidade de Bauru.
Número de pessoas contaminadas pela dengue - primeira semana de janeiro
Número de pessoas contaminadas - Terceira Semana de janeiro
Número de pessoas contaminadas - Quinta semana de Janeiro

No dia 28 de fevereiro de 2019, os diáconos, padres e bispos - Dom Rubens Sevilha, OCD e Dom Frei Caetano Ferrari, OFM (Bispo emérito de Bauru), juntamente com os funcionários da Cúria Diocesana de Bauru, participaram da oração inicial e da apresentação da Secretaria Municipal da Saúde sobre a epidemia de dengue que assola principalmente a cidade de Bauru. 

Juntos receberam orientações pelos profissionais da saúde de como diminuir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti - transmissor de quatro tipos de vírus da dengue, além dos Zika Vírus (causador da microcefalia em crianças no período de gestação - quando as mães são contaminadas pelo vírus), o vírus da Chiconkunha e a Febre Amarela. 

A situação da dengue que avançou muito devido a proliferação do mosquito e do vírus da (Tipo 2) que é novo na região (o mais comum é o tipo 1). Foram apresentados esclarecimentos, respondidas algumas perguntas dos presentes e entregue materiais para a conscientização e o combate do mosquito transmissor da dengue e outras doenças. 

Após este momento, Dom Rubens Sevilha, OCD, fez uma reflexão baseada nas últimas catequeses do Papa Francisco sobre a oração do Pai-Nosso que não encontra o pronome pessoal singular "Eu", destacando o desafio cristão para superar toda forma de egoísmo e individualismo. Aproveito para fazer uma análise da Igreja nesta ótica e nas transformações que sucedem em nosso tempo.

Por fim, a reunião se encerrou com a sessão de avisos, destacamos, a presença do Setor Família que incentivou os diáconos e presbíteros presentes para incentivarem as comunidades com orações pelo XXII Encontro da Pastoral Familiar da Sub-Região de Botucatu (de 15 a 17 de novembro de 2019), especialmente, acolhendo a imagem peregrina da Sagrada Família que percorrerá as paróquias todas da diocese; e a incentivarem os casais para participarem do Retiro Sagrada Família que acontecerá em setembro no Seminário Seráfico de Agudos.