Reportagens Diocesanas
publicado em: 11/03/2016
Vamos para o Congresso Eucarístico?

 

Com o tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e lema “Eles o reconheceram no partir do Pão”, o XVII Congresso Eucarístico Nacional 2016 (CEN) ocorrerá de 15 e 21 de agosto, em Belém (PA).
O Congresso ocorre no ano em que a cidade de Belém comemora o quarto centenário, celebrado no dia 12 de janeiro, e início da Evangelização na Amazônia. O período recorda, ainda, os 110 anos da elevação da então diocese à arquidiocese metropolitana.
De acordo com a organização do evento, o Congresso Eucarístico quer ser “a convergência das pessoas que professam a fé católica na Santíssima Eucaristia e desejam dar testemunho público de fé”, além de buscar “as consequências práticas da celebração dos Santos Mistérios e do Culto Eucarístico em geral, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade”.
Em 1881, foi realizado o primeiro congresso eucarístico, em Lille (França), por iniciativa de um grupo de fiéis leigos, apoiados por S. Juliano Eymart. O evento contou com a participação de fiéis e bispos de diversos países da Europa.
Os interessados em participar do evento devem se inscrever pelo site, nas categorias padre ou fiel.
No ato da inscrição, o participante irá preencher formulário online, informando os seguintes dados: nome, endereço, diocese ou arquidiocese, paróquia, CPF e telefone. Além disso, para cada inscrito será criada senha de acesso à área restrita, possibilitando acompanhamento da inscrição e interações com o evento.
O Congresso Eucarístico quer ser a convergência de todas as pessoas que professam a fé católica na realidade da Santíssima Eucaristia, e desejam dar um testemunho público de sua fé na presença real do Senhor Jesus.
A partir dessa profissão explícita de nossa fé na Eucaristia, o Congresso Eucarístico busca as consequências práticas, o compromisso desse gesto tão sublime de adoração! Adorareis o Senhor em Espírito e Verdade (Cf. Jo 4, 24).

 

Para informações sobre a viagem, você pode entrar em contato com Cidinha pelos telefones: (14) 3222-3166 / 99739-0830 ou pelo email: cidinhabferrarezi@hotmai.com.